O filme é baseado no livro de Bran Stoker, que por sinal não gostei muito porque a narrativa é contata por vários personagens menos o Drácula, pode isso ? contudo a leitura é agradável e é perfeito para ler em uma tarde de chuva. O diretor Francis Coppola adaptou o livro para os cinemas e transformou-o num clássico filme de vampiros, vampiros de verdade que se saírem ao sol são queimados, que matam as pessoas para tomar seus sangues, não esses da atualidades que até as fadas de True blood são mais fodas. Algumas pessoas não gostaram tanto quanto eu do filme, devido as mudanças de postura de alguns personagens e também porque acredito eu que essas pessoas são mais adeptas daqueles romances mais açucarados como é o livro comparado ao filme que demostra um lado mais fuckness de um romance vampírico.
Sinopse
A história retrata a vida do líder romeno Vlad Tepes (Drácula), que, ao defender a igreja cristã na Romênia contra o ataque dos turcos, tem sua noiva enganada: esta crê que seu amado morreu e então atira-se no rio. Vlad, ao retornar da guerra e constatar a morte de sua amada, e condenada ao inferno (pois se matara), renuncia e renega a Deus, à igreja e, jurando só beber sangue a partir daquele momento, sendo assim condenado à sede eterna, ou seja, ao vampirismo.
Quatro séculos se passam, e ele redescobre a reencarnação de sua noiva, em Londres, agora conhecida como Mina. Jonathan Harker que é advogado e noivo de Mina, parte a trabalho para a mansão do Conde Drácula.
Lá é feito prisioneiro, enquanto o conde se encaminha à Inglaterra para reencontrar sua amada. O resto do filme trata-se de encontros e desencontros entre Mina, Jonathan e o Conde Drácula.
O elenco é excelente conta com nada mais nada menos que Gary Oldman, Keanu Reeves, Anthony Hopkins e Winona Ryder . Sem falar na qualidade do cenário que é impecável e faz jus ao nome da obra, os efeitos especiais para um filme de 1992 não é nada mal e o figurino que nos transporta para época que se passa a historia. Enfim é um filme que vale muitíssimo à pena ser assistido.